quarta-feira, 10 de abril de 2013

Data do ENEM 2013

Data do Enem 2013

 Já nos aproximamos da data de divulgação do Edital do Enem 2013. É o edital do exame que traz todas as suas regras e também informações sobre datas, como o período em que as inscrições estarão abertas e as datas da realização das provas. Confira abaixo as datas do Enem 2013:


Edital do Enem 2013

O presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Luiz Cláudio Costa, disse que o Edital do Enem 2013 será divulgado em maio. Os estudantes  interessados poderão fazer inscrição no Enem 2013 provavelmente entre o final do mês de maio até a metade de junho, como aconteceu nas últimas edições.
Como este não é um ano de eleições, as provas do Enem devem ser aplicadas no mês de outubro. Em anos que há eleições, que acontecem em outubro, as provas do exame são aplicadas em novembro, como aconteceu em 2010 e 2012.

Provas e Gabaritos do Enem

Desde 2009, com a criação do Novo Enem, a prova passou a ser aplicada em dois dias, devido à sua nova estrutura, com maior quantidade de questões. Assim, 90 questões de múltipla escolha (de Ciências Humanas e Ciências da Natureza) devem ser resolvidas no sábado e as outras 90 (de Linguagens e Códigos e de Matemática) mais a redação são aplicadas no domingo.
Normalmente as provas são aplicadas no primeiro final de semana do mês. Se for assim, os candidatos deverão resolver as provas do Enem 2013 nos dias 05 e 06 de outubro.
Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados pelo MEC – Ministério da Educação em até três dias após a realização das provas. Já o resultado deverá ser divulgado somente em dezembro, pois é necessário algum tempo para corrigir todas as redações e também os cartões-resposta dos estudantes. Tanto os gabaritos quanto o resultado são divulgados no site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://www.enem.inep.gov.br.
Algumas novidades podem estar presentes na edição deste ano do exame. Uma delas é a intenção do MEC de aumentar a validade do Enem. Atualmente os estudantes podem utilizar o desempenho obtido no exame somente por um ano nos principais programas do governo federal, como Sisu e Prouni. Caso o MEC decida aumentar a validade do exame nesta edição, os estudantes poderão utilizar suas notas não somente em 2014, como normalmente seria, mas também em 2015, no mínimo.

Nenhum comentário: